Outubro Rosa: Queda de cabelo durante o tratamento oncológico, é possível evitar?

A queda de cabelo é um efeito colateral comum de tratamentos contra o câncer, especialmente a quimioterapia. Esse tipo de tratamento age de forma agressiva contra células que se dividem rapidamente, como é o caso das células cancerígenas. No entanto, as células dos folículos capilares, responsáveis pelo crescimento dos cabelos, também se dividem rapidamente. E é por esse motivo que a quimioterapia interfere diretamente nesse ciclo de crescimento, o que resulta na queda de cabelo, conhecida como alopecia induzida por quimioterapia.

Essa queda geralmente começa de duas a três semanas após o início da quimioterapia e pode ocorrer de forma gradual ou rápida, dependendo do tipo de medicamento utilizado, da dosagem e da sensibilidade individual da paciente. Além da quimioterapia, a radioterapia, quando aplicada diretamente na cabeça, também pode causar perda capilar, embora o padrão seja diferente, já que afeta a área irradiada de forma mais localizada.

O impacto emocional e a autoestima

A perda de cabelo afeta profundamente a autoestima de muitos homens e mulheres durante o tratamento do câncer. Especialmente para mulheres, o cabelo representa feminilidade, identidade e controle sobre a própria imagem. Assim, a queda pode ser um momento emocionalmente intenso, tornando o tratamento ainda mais difícil. Além da mudança física, a perda capilar pode simbolizar, de forma visível, a luta interna contra o câncer, o que muitas vezes afeta a maneira como a paciente se enxerga e é vista pelos outros.

Dra. Ingrid, existem tratamentos capilares para recuperar mais rapidamente após o tratamento oncológico?

Felizmente, sim!

Existem, hoje, algumas tecnologias que ajudam a recuperar os fios de forma mais rápida e também saudável! Vale lembrar, que os tratamentos capilares durante o processo de recuperação do câncer, são contra indicados por oncologistas. A fase de tratamento é um momento delicado e desafiador, por isso todos os esforços e dedicação precisam estar voltados para a cura da doença.

Entretanto, com o diagnóstico de cura, existem inúmeros tratamentos capilares que podem te ajudar a recuperar mais rápido os fios e sua autoestima. Como por exemplo:

• Laser
• Medicina regenerativa
• Micro infusão de medicamentos no couro cabeludo (MMP)
• Uso de formulações orais para nutrição capilar

Quer saber qual tratamento é melhor indicado para você? Agende uma avaliação!

Dra Ingrid Campos
Dermatologista
CRMSP 185549 | RQE 99112

Compartilhe a postagem:

Postagens relacionadas

Rolar para cima

Endereço

São Paulo

Avenida Brasil 2267

Salvador

Avenida Tancredo Neves, 2539
Salas 3101 - 3105

Atendimento

Agendamento São Paulo, Salvador e Telemedicina

11 91669-9922

atendimentodraingrid@gmail.com

× Agende uma consulta